domingo, 8 de maio de 2011

Em quem temos confiado

Texto Bíblico - Filipenses 3: 4-14
4. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
5. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
6. Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
7. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
9. E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10. Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
11. Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
1.           O apostolo considera a sua posição social com refugo. V. 8

§  Lixo
§  Esterco
§  Estrume

a)     Quem era Paulo. V. 5, 6

§  Circuncidado ao oitavo dia
§  Linhagem de Israel
§  Da tribo de Benjamim
§  Quanto a Lei – Fariseu
§  Hebreu legítimo
§  A Mando dos principais sacerdotes – Perseguidor da Igreja
§   Irrepreensível ( vida Reta, Modelo Religioso)
§  Cidadão romano. Atos 16: 35-40

2.           O apóstolo entende de que o mais importante é Cristo. V.7

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2: 20)

3.           O apostolo entende que precisava morrer carnalmente e renascer espiritualmente. V. 11

“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1Co 9:27)
____ X ____
Reflexão Tópico 4: Num jogo de futebol o que é o mais esperado ou o mais importante – O GOL – Gol em Inglês é ALVO
4.           O aposto entende que o objetivo maior é alcançar o alvo. V. 13, 14
Esse alvo é obter a salvação em Cristo Jesus.
§  A Conversão de três mil almas no dia de pentecoste. Atos 2: 41
§  A conversão do Eunuco. Atos 8: 36, 37
§  Mais cinco mil se converte a Cristo. Atos 4: 4
§  Conversão do Carcereiro de Filipos e sua família. Atos 16: 30, 31

1 Coríntios 15: 19
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”


CONCLUSÃO

OS 3 ÚLTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE, O GRANDE.

1º) Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época.
2º) Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata, ouro e pedras preciosas.
3º) Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões desses pedidos e ele explicou:

1º) Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte;
2º) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3º) Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Pense nisto! Alexandre admirava Jesus Cristo, pelo fato Dele conquistar os corações das pessoas pelo Amor, diz-nos a história. Perante a vida podemos ser diferentes entre nós, mas, perante a morte somos todos iguais..
E para você, o que é o mais importante? Jesus Cristo disse duas coisas interessantes e impactantes sobre o que você acabou de ler: "

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas...” (Mateus 6.33) 

“O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e no final perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”(Mateus 16.26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário